concurso de ensaios universitários

español   english

CAF é um banco de desenvolvimento constituído em 1970 e composto por 19 países - 17 da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal - e 13 bancos privados da região. Promove um modelo de desenvolvimento sustentável comprometido em melhorar a qualidade de vida de todos os latino-americanos.

Com motivo de su 50 aniversário, CAF junto aos bancos centrais da região, quer promover o intercâmbio e a discussão de ideias que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a integração regional. Consciente do grande talento existente nos jovens da região, no marco da celebração desta data se convoca os melhores talentos universitários da América Ibérica para um concurso de ideias que possam ajudar a construir um futuro melhor para a região.

O concurso “Ideias para o futuro” tem como objetivo captar a visão do futuro (2030) que os jovens universitários da América Ibérica têm para seus países, incluindo os desafios e provocações, e propostas de como enfrentá-los.

A melhor dissertação será premiada em nível nacional e em nível regional do concurso em cada uma das três categorias que contempla o concurso: i) integração, ii) políticas públicas e iii) inovação e produtividade. Os ganhadores regionais apresentarão a dissertação na Conferência CAF que será realizada em Quito em novembro de 2019 e receberão USD 2.000 (Dois mil dólares norte-americanos) cada um.

 

registre-se para participar     envie seu ensaio     descargue o regulamento

 

 

CATEGORIAS

A dissertação apresentada deverá ser inscrita em uma das três categorias estabelecidas no concurso: 

 

INTEGRAÇÃO PARA O FUTURO

 

Embora na América Latina haja numerosas iniciativas de integração entre países, hoje em dia continuam sendo insuficientes para satisfazer a enorme demanda de integração de infraestruturas de transporte intermodal, energia, telecomunicações, serviços digitais, passagens fronteiriças, alfândegas integradas; bem como também cadeias de valor, clusters, entre outros.

Qual o valor agregado teria se seu país apostasse em uma integração mais eficiente com seus vizinhos? Quais os aspectos e áreas você acredita que deveria ser priorizada? E qual o papel você acredita que deveria ter o seu país no mapa de integração regional? Em uma visão para 2030: Que investimentos e políticas deveriam ser promovidos para alcançar uma maior integração regional do seu país e em nível de toda a região? Quais os impactos econômicos e sociais você acha que seriam conquistados?Embora na América Latina haja numerosas iniciativas de integração entre países, hoje em dia continuam sendo insuficientes para satisfazer a enorme demanda de integração de infraestruturas de transporte intermodal, energia, telecomunicações, serviços digitais, passagens fronteiriças, alfândegas integradas; bem como também cadeias de valor, clusters, entre outros.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O FUTURO

Os governos têm um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento de nossos países. Por isso, fortalecer as suas capacidades para o planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas é mais essencial do que nunca para gerar um crescimento econômico sustentável que desencadeie o bem-estar social de todos os cidadãos. 

Quais os fatores limitam a eficiência e eficácia das políticas públicas em nossa região? Como você formularia e executaria melhores políticas públicas para curto, médio e longo prazo? Que papel deve ter as políticas públicas atribuídas às regiões/estados ou governos locais?
Quais os fatores limita

 

UM PACTO PELA INOVAÇÃO E A PRODUTIVIDADE


A região necessita inovar mais e melhorar os níveis de produtividade para garantir um crescimento econômico sustentável.

Como é possível impactar o aumento da produtividade e da inovação na região? Que tecnologias, indústrias ou setores você fomentaria para que em nível nacional ou regional nos integremos melhor com as cadeias globais de valor? Quais as habilidades que temos que fomentar para o futuro? Como enfrentar as brechas existentes na produtividade total de fatores e na produtividade trabalhista? Que papel deve representar as pequenas e médias empresas para construir uma região mais produtiva e competitiva para 2030?

 

Ganhadores

Nível nacional:

  • A avaliação das dissertações em nível nacional em cada um dos países membros do CAF estará a cargo de um jurado composto por representantes do CAF e do Banco Central do respectivo país.
  • Será escolhido um ganhador por categoria em cada país, para um total de três ganhadores por país.
  • Os ganhadores receberão um certificado de reconhecimento a ser entregue em uma cerimônia de premiação organizada junto com o CAF e o Banco Central.
  • O prêmio poderá ser declarado nulo se o jurado, cuja decisão será inapelável, considerar que nenhuma das obras apresentadas reúne a qualidade adequada.
  • Os ganhadores nacionais competirão em sua categoria na convocação geral, que reúne os 19 países acionistas do CAF.

 

Nível regional:

  • A avaliação das dissertações em nível regional estará a cargo de um especialista internacional independente, o Vice-presidente do CAF relacionado à categoria correspondente, e um representante de um dos Bancos Centrais da região.
  • Os ganhadores apresentarão suas dissertações na Conferência Anual CAF 2019, a ser realizada em Quito no próximo dia 7 de novembro. O CAF cobrirá os gastos de translado, hospedagem e ajudas de custo, bem como concederá um prêmio de USD 2.000 para cada um dos três ganhadores.
  • O prêmio poderá ser declarado nulo se o jurado, cuja decisão será inapelável, considerar que nenhuma das obras apresentadas reúne a qualidade adequada.