A CAF-AM participou das principais reuniões do Fórum APEC 2024 no Peru

Em 2024, o Peru sediou o Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), cenário no qual a CAF-AM teve uma participação destacada, liderada por Alberto Ñecco, abordando temas fundamentais como financiamento sustentável, infraestrutura e parcerias público-privadas.

October 01, 2024

Em 2024, o Peru sediou o Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), uma organização criada em 1989 com o objetivo de promover a integração econômica regional por meio da cooperação técnica e econômica entre seus membros.

A CAF Asset Management Corp. (CAF-AM) teve uma participação de destaque nesse importante evento por meio de Alberto Ñecco, CEO da instituição. Ñecco moderou o painel sobre Financiamento de Infraestrutura Sustentável, que se concentrou na integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) no desenvolvimento e financiamento de infraestrutura. Esse painel incluiu Lenin Mayorga, representante do Ministério da Economia e Finanças do Peru; Pedro Pablo Jaramillo, chefe da divisão de Participação, Meio Ambiente e Território do Ministério de Obras Públicas do Chile; representantes do Banco de Desenvolvimento da Ásia e membros das economias signatárias do acordo.

Além disso, Alberto Ñecco participou como palestrante do workshop sobre Mobilização de Recursos Privados para o Financiamento Sustentável de Projetos de Infraestrutura Pública, abordando aspectos essenciais para atrair a atenção do setor privado para as Parcerias Público-Privadas (PPPs), como rentabilidade adequada, segurança jurídica, viabilidade bancária e boa governança. Esse workshop também contou com a participação de Ancor Suárez, especialista em PPP do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Júlio César Parreñas, membro do ABAC (APEC Business Advisory Council) e consultor sênior do Daiwa Research Institute; e Poldy Osorio, representante da International Finance Corporation (IFC).

Em agosto, Alberto Ñecco representou novamente a CAF-AM, moderando outro painel dedicado a compartilhar as melhores práticas para atrair investimentos estrangeiros diretos em projetos de infraestrutura. Essa reunião contou com a participação de membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Departamento de Estado dos EUA. Os tópicos discutidos destacaram a importância da incorporação de critérios de sustentabilidade em todos os estágios do desenvolvimento da infraestrutura, a promoção de parcerias público-privadas capazes de superar os desafios estruturais na América Latina e o valor estratégico da adoção de padrões internacionais sólidos para garantir investimentos lucrativos e socialmente responsáveis.

Subscribe to our newsletter