
CAF-AM promotes infrastructure investment in Paraguay
October 07, 2025
O Conselho de Administração da CAF aprovou um aumento de US$ 100 milhões na linha de crédito rotativo para o Banco Estado, alcançando um montante total de US$ 300 milhões. Os recursos serão usados para fortalecer o acesso ao financiamento para micro, pequenas e médias empresas, com ênfase em empresas lideradas por mulheres, projetos de eficiência energética, negócios verdes e habitação social sustentável no Chile.
October 10, 2025
Em sua CLXXXV Reunião do Conselho de Administração, a CAF, Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, aprovou a extensão da linha de crédito rotativo e não comprometido ao Banco Estado de Chile, aumentando-a de USD 200 milhões para USD 300 milhões. Essa operação permitirá que o único banco público do sistema financeiro chileno acelere a execução de seu Plano de Negócios 2022-2026 e responda de forma mais eficaz à crescente demanda por financiamento produtivo no país.
Os recursos serão canalizados para setores estratégicos para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Chile. As micro, pequenas e médias empresas serão as principais beneficiárias, com foco especial nas empresas de propriedade ou lideradas por mulheres. A operação também inclui financiamento para comércio exterior, capital de giro, aquisição de bens de capital, garantias e colaterais em favor de terceiros que financiam o Banco, bem como programas específicos para eficiência energética, cogeração e projetos de negócios verdes. Além disso, apoiará o financiamento de empréstimos hipotecários para moradias sociais e sustentáveis.
"Essa extensão da linha de crédito reforça nosso compromisso com o desenvolvimento produtivo e sustentável da região. Por meio de nossa aliança com o Banco Estado, estamos facilitando o acesso ao financiamento de longo prazo em termos competitivos para milhares de empresas chilenas, especialmente PMEs, que são o motor do emprego e da inovação. Ao mesmo tempo, estamos impulsionando a transição para uma economia mais verde e mais resiliente, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", disse Sergio Díaz-Granados, Presidente Executivo da CAF.
A operação gera adicionalidade ao proporcionar ao Banco Estado acesso a financiamento de longo prazo em condições competitivas, diversificando suas fontes de financiamento. A linha de crédito contempla prazos de até sete anos para operações convencionais e de até dez anos para projetos de eficiência energética, cogeração, negócios verdes e empréstimos hipotecários sociais, com um período de carência de até dois anos.
Um componente importante dessa extensão é a inclusão de operações com empresas certificadas pelo ESG, o que agrega valor qualitativo à carteira e facilita os processos de monitoramento. Além disso, a CAF complementará essa linha de crédito com recursos da Iniciativa LAC Green SME, financiada pelo Fundo Verde para o Clima, que permite o acesso a taxas de juros competitivas e assistência técnica para o desenvolvimento de capacidades em projetos destinados a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
October 07, 2025
October 02, 2025
September 28, 2025