
CAF Provides USD 700,000 Grant to Advance Barbados' Water Security
May 14, 2025
A América Latina e o Caribe agora têm uma imagem para se promover como destino turístico e de investimentos e como região de soluções.
April 21, 2025
A região que concentra metade da biodiversidade da Terra, tem um pulmão que absorve 30% da poluição global, possui a energia que o planeta precisa e é reconhecida pelo vibrante multiculturalismo de seus 650 milhões de habitantes, agora tem uma marca que a identificará para o mundo.
Essa imagem da América Latina e do Caribe (ALC) foi o resultado de um processo promovido pelo CAF, o banco de desenvolvimento da América Latina e do Caribe, do qual participaram mais de 2.000 pessoas da região. Após uma convocação de mais de 500 candidaturas, foi realizado um exercício de cocriação com cinco grupos de finalistas em São Paulo (Brasil), cujo resultado foi a escolha do design da Marca da Região apresentado pelos criadores equatorianos Ana Belén Arregui e Alejandro Muñoz Bottas, e pelo brasileiro Jean Nicolas Guerreiro.
Como eles explicaram, o Y grego no retângulo representa a unidade e as cores, as bandeiras, a diversidade de recursos e o multiculturalismo.
A escolha foi feita por um júri composto por Adriana Barbosa, CEO da Pretahub; Claudia Casarino, artista visual; Gustavo Santos, diretor regional para as Américas da UN Tourism; Karina Salguero, vice-presidente da Associação Ibero-Americana de Design; Tere Chad, artista e curadora do NeoNorte 5.0; Terri-Karelle Johnson, escritora, apresentadora de TV e influenciadora; e Sergio Díaz-Granados, presidente executivo da CAF.
"Essa nova imagem representa o sentimento do que nos une e ajudará a região a fortalecer sua voz no cenário internacional. Isso ajudará a promover investimentos, incentivar o turismo e melhorar a projeção da região como uma região de soluções", disse Díaz-Granados na cerimônia de apresentação em São Paulo.
A Marca Região também busca impulsionar a agricultura e a capacidade de atender à demanda de alimentos de uma população global; fortalecer as exportações da área; promover o comércio intra-regional; impulsionar as indústrias culturais e criativas; aproveitar a oportunidade que os latino-americanos e caribenhos representam em todo o mundo e promover iniciativas que gerem impacto e visibilidade no cenário global.
A imagem foi apresentada recentemente na Feira Internacional de Turismo (Fitur), na Espanha, e no Fórum Internacional da América Latina e do Caribe, realizado no Panamá. Lá, Gustavo Santos enfatizou: "Esta não é apenas uma marca, é uma declaração de identidade. A ALC não é apenas uma região, é o reservatório de sustentabilidade e emocionalidade do planeta".
No Panamá, a CAF e a ONU Turismo convidaram os países da região a adotar e usar a Marca da Região em suas estratégias de promoção internacional. "Essa apropriação será fundamental para seu sucesso", disse Oscar Rueda, Diretor de Turismo da CAF.
May 14, 2025
May 13, 2025
May 09, 2025