CAF-AM apresenta alternativas para atrair investimentos privados em infraestrutura sustentável na VIII Mesa Redonda Peru-Reino Unido

Na VIII Mesa de Trabalho Peru-Reino Unido, o CEO da CAF-AM, Alberto Ñecco, moderou um painel sobre boas práticas em infraestrutura. Ele apresentou as experiências da CAF-AM em fundos de investimento privado para projetos sustentáveis e destacou propostas para melhorar a governança e atrair capital privado.

September 24, 2024

A cooperação econômica entre o Peru e o Reino Unido atingiu um marco histórico em 2018 com o investimento da Anglo American em Quellaveco, o maior investimento em mineração do Peru, no valor de cerca de US$ 5,3 bilhões. Espera-se que a Quellaveco, em seus primeiros dez anos de operação, produza uma média de 300.000 toneladas de cobre por ano. Além disso, o país insular é um dos parceiros mais importantes do Peru na execução de projetos de infraestrutura governo a governo e, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de novas oportunidades de diversificação de investimentos, fortemente concentrados no setor de mineração, especialmente em infraestrutura sustentável e assistência médica, foi criada uma mesa de trabalho multilateral entre os dois governos, representados pelo Ministério da Economia e Finanças e pelo Enviado Comercial para o Peru, Chile e Colômbia, respectivamente.

No âmbito da VIII Mesa de Trabalho de Infraestrutura, realizada em 24 de setembro de 2024 em Lima, o CEO da CAF-AM, Alberto Ñecco, foi convidado como moderador de um painel composto por autoridades do Peru e do Reino Unido que se concentrou na institucionalização das melhores práticas no desenvolvimento de projetos de infraestrutura, na consolidação de centros de excelência e na criação de capacidades para a otimização do ciclo de vida completo dos projetos de infraestrutura.

Durante o evento, foi abordada a geração de capacidades institucionais para garantir o desenvolvimento de projetos de infraestrutura desde a estratégia de design até o suporte operacional e o gerenciamento de ativos operacionais por meio de uma estrutura institucional que abrange projetos desde o momento em que são incorporados ao pipeline, onde seu impacto estratégico é mais relevante do que a resolução de lacunas, seu design, plano de execução e financiamento. Nesse sentido, a Ñecco teve a oportunidade de apresentar os casos de sucesso da CAF-AM na implementação de fundos de investimento de capital privado para o financiamento sustentável da infraestrutura na região e como parte das possíveis alternativas para a estruturação de instrumentos para atrair capital privado para o desenvolvimento desse tipo de projetos.

O painel encerrou o ciclo de fóruns, deixando propostas como a institucionalização de melhores práticas e padrões internacionais, a relevância de incorporar estratégias e técnicas de outros setores para o desenvolvimento e gerenciamento de projetos complexos e o desenvolvimento de centros de excelência que se preocupem com a governança de todo o processo para garantir sua eficiência.

Subscribe to our newsletter