Declaração de Chicó-Bogotá inspira uma agenda positiva para a biodiversidade

Esse compromisso regional impulsionado pela CAF e pela comunidade científica se traduziu em uma agenda ambiciosa que coloca a evidência científica no centro das decisões sobre biodiversidade e clima.

April 21, 2025

El Glaciar Perito Moreno en la Patagonia Argentina.

Com a "Declaração de Chicó Bogotá para a Biodiversidade Positiva na América Latina e no Caribe: da ciência à ação", a CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe - e a comunidade científica regional concordaram, no ano passado, em se unir para enfrentar o desafio do desenvolvimento econômico da ALC protegendo seu bem mais valioso: sua biodiversidade e natureza.

Como desdobramento desse compromisso, surgiu uma agenda positiva de biodiversidade com três pilares: a integração da ciência na formulação de políticas, o financiamento de projetos com impactos positivos sobre a biodiversidade e o clima e o fortalecimento das redes regionais de colaboração técnica.

Creemos que no debemos limitarnos a explotar la naturaleza y excluir a quienes la protegen, sino aprender de ella para diseñar un futuro más verde

Além disso, foi criado um comitê consultivo científico para colaborar com governos, organizações multilaterais e o setor privado na geração de recomendações baseadas em evidências científicas, na identificação de áreas prioritárias para investimento em conservação e na elaboração de mecanismos financeiros para projetos de sustentabilidade.

Além disso, a CAF alocará fundos para financiar iniciativas de restauração de ecossistemas e promoverá soluções baseadas na natureza e no gerenciamento sustentável de recursos naturais.

Subscribe to our newsletter