Prefeitos do Brasil se somam à iniciativa BiodiverCidades, do CAF

30 de agosto de 2022

Em Niterói, foi realizado o quinto Encontro Nacional de BiodiverCidades, organizado pelo CAF -banco de desenvolvimento da América Latina, pela prefeitura e pelo Instituto Humboldt. O evento teve como eixo de discussão a mobilidade sustentável e sua relação com os ecossistemas urbanos.

Prefeitos do Brasil se somam à iniciativa BiodiverCidades, do CAF

Foi realizado em 30 de agosto, em Niteroi, a quinta edição do encontro Encontro Nacional de Biodivercidades do Brasil, realizado pelo CAF -banco de desenvolvimento da América Latina, em parceria com a prefeitura do município. O evento contou com a participação do presidente-executivo do CAF, Sergio Díaz-Granados e 18 prefeitos de municípios brasileiros convidados.

O evento faz parte de um ciclo de eventos liderado pelo CAF em diversas cidades da América Latina e Caribe, com o objetivo de fomentar um modelo que incorpore de maneira efetiva a biodiversidade à gestão urbana. Até o momento, já se realizaram encontros na Argentina, Colômbia, Equador e República Dominicana, envolvendo 60 autoridades locais de toda a região. 

O encontro refletiu a importância de abordar o papel da sustentabilidade para a valorização dos ecossistemas urbanos, analisando os principais desafios das cidades e promovendo a troca de práticas e experiências que permitam conciliar as demandas de preservação da natureza nas cidades e manter o ritmo de crescimento urbano, implantando estrategicamente o verde intervenções de infraestrutura, em particular redes de mobilidade e acessibilidade para pessoas e a proteção dos ecossistemas.

“O capital natural pode ser um bom escudo para as cidades, pode nos ajudar muito no futuro da vida urbana, com mais qualidade para todos. Cidades são sistemas viventes, num cenário ideal com harmonia na função social, econômica e ecológica. A biodiversidade é mais um componente importante da gestão urbana e precisa estar desde já incorporada no cotidiano dos gestores”, avaliou Sérgio Diaz-Granados, presidente-executivo do CAF, em suas palavras de abertura.

O prefeito Axel Grael pontuou que Niterói vem fazendo, nos últimos anos, a opção de administrar o município pela sustentabilidade e pela justiça social. Ele ainda lembrou que a cidade tem grande vocação para a inovação nas políticas públicas dentro dessas agendas.

“Niterói é uma cidade com tradição ambientalista e com uma gestão voltada ao cumprimento de metas. Estamos avançando muito na agenda ambiental, nos aproximando cada vez mais da universalização do saneamento. Mesmo sendo um município no coração da Região Metropolitana do Estado do Rio, temos 50% do território protegido por áreas de conservação. Temos buscado o caminho da inovação e trabalhado por um protagonismo no combate às mudanças climáticas. E tem sido fundamental para nós trabalhar com o CAF em soluções de mobilidade, cidades inteligentes e sustentabilidade. Hoje temos a experiência do Parque Orla de Piratininga, a renaturalização do Jacaré, implantação de unidades de conservação, soluções de mobilidade. É um investimento muito alto, captado junto ao banco. Temos contado com o apoio técnico e de recursos da CAF em momentos de definição”, explicou.

Na conferência BiodiverCidades: uma oportunidade para o desenvolvimento de sistemas de mobilidade sustentável, José Manuel Ochoa, subdiretor de Pesquisas do Instituto Humboldt, apresentou diversas experiências, dados e informações gerais sobre as práticas desse tipo de abordagem em todo o mundo, inclusive os ganhos em termos de governança já registrados em diversas cidades. Por exemplo, a redução de riscos climáticos, o fomento ao turismo, mitigação de ruídos, oportunidades educacionais, atração de capital humano, entre outros benefícios.

Em seguida, foi realizado um debate sobre o tema, mediado pelo representante do CAF no Brasil, Jaime Holguín, com a participação de Paula Manoela dos Santos, gerente de Mobilidade Ativa do WRI Brasil, Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Luis Antonio Cortez Ferreira, gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô de São Paulo. Jorge Srur, gerente regional Sul do CAF, fez uma apresentação inicial pontuando sobre os desafios e as conquistas já percebidas e instigando a troca de ideias entre os participantes da mesa.

Para os participantes, são evidentes os desafios relativos à mudança do paradigma do carro ser o centro das cidades, da necessidade da integração multidisciplinar na elaboração e execução de projetos e as novas frentes de infraestrutura verde. Ainda, se concluiu que é preciso iniciar já as ações verdes de integração entre da agenda urbana com a biodiversidade, sem esperar o longo prazo para implementá-las, inclusive com o acompanhamento de resultados e alcance de metas.

Em uma segunda etapa, as autoridades mantiveram um diálogo de alto nível, moderado por Ángel Cardenas, gerente de Desenvolvimento Urbano do CAF. A mesa de discussão promoveu a troca de ideias e experiências sobre modelos de gestão urbana em harmonia com a natureza e a implementação de sistemas alternativos de mobilidade, com foco na preservação dos ecossistemas e da saúde urbana.

“Somos responsáveis por pensar o novo futuro de nossas cidades e temos que pensar e decidir já como vamos resolver os problemas que temos. Vimos aqui que as palavras, as sensações, os sonhos de prefeitas e prefeitos brasileiros são os mesmos que já ouvimos em outros eventos como esse e estamos juntos para auxiliar no processo para colocá-los em prática. Queremos construir pontes, não apenas as de infraestrutura, mas aquelas que promovam o compartilhamento de ideias e práticas para a melhoria da qualidade de vida de todos”, declarou Christian Asinelli, vice-presidente corporativo de Programação Estratégica do CAF ao final do segmento de discussão entre as autoridades.

Ao final do encontro, 17 prefeitos e prefeitas assinaram a Declaração de Barranquilla e se comprometeram a impulsionar o desenvolvimento local sustentável, em equilíbrio com a natureza e focado em infraestrutura verde e mobilidade urbana. O prefeito Axel Grael, de Niterói, foi um dos signatários da Declaração, em dezembro de 2021, juntamente com outras autoridades locais da região.