CAF ratifica sua aliança estratégica com o Brasil

06 de septiembre de 2022

Em visita ao Brasil, o presidente-executivo Sergio Díaz-Granados participou de evento com prefeitos para a inclusão da biodiversidade na gestão urbana, além de visitar projetos financiados no País, promover conhecimento sobre integração na América Latina e Caribe e conhecer polos de inovação.

Em viagem de quatro dias ao Brasil, o presidente-executivo do CAF -banco de desenvolvimento da América Latina, Sergio Díaz-Granados, promoveu o investimento sustentável nas cidades, a integração dos países da América Latina e Caribe e conheceu polos brasileiros de inovação. Acompanhado por Christian Asinelli, vice-presidente Corporativo de Programação Estratégica, por Jorge Arbache, vice-presidente para o Setor Privado  e outros representantes de áreas distintas do banco, como infraestrutura, conhecimento e desenvolvimento urbano.

Em Niterói (estado do Rio de Janeiro), em 30 de agosto, se encontrou com 18 prefeitos brasileiros para tratar de uma agenda de desenvolvimento local que promova a sustentabilidade para a valorização dos ecossistemas urbanos. O evento faz parte de um ciclo de encontros liderados pelo banco, no âmbito da iniciativa BiodiverCidades, realizado em diversos países da América Latina e Caribe para fomentar a incorporação da biodiversidade à gestão urbana. Na ocasião, as autoridades locais aderiram à Declaração de Barranquilla e se comprometeram a impulsionar o desenvolvimento locais sustentável em equilíbrio com a natureza e centrado em infraestrutura verde.

No segundo dia da visita, no Rio de Janeiro, foi apresentado o Relatório de Economia e Desenvolvimento (RED), elaborado pelo CAF e intitulado Caminhos para a integração, facilitação do comércio, infraestrutura e cadeias globais de valor. Após a exposição dos principais dados e conclusões do documento, o evento contou com um debate coordenado por Antônio Silveira, gerente de Infraestrutura Física e Transformação Digital do banco, com a participação de Maurício Tolmasquim, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Emanuel Ornelas, da Fundação Getúlio Vargas e Pedro Silva Barros, técnico de Planejamento e Pesquisa, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O evento marcou mais uma vez a parceria entre o CAF e a FGV, que é a responsável no Brasil pelo Programa de Governabilidade, iniciativa do organismo multilateral para fomentar a governança e a inovação pública e que já formou mais de 19 mil estudantes na América Latina e Caribe e cerca de 400 no Brasil.

Em visita a Salvador (Bahia), a comitiva visitou um dos projetos culturais mais inovadores realizado naquela capital nos últimos anos: a Cidade da Música da Bahia, inaugurado em 2021 e financiado pelo CAF. Localizado no antigo Palácio dos Azulejos Azuis, na parte baixa da cidade, o espaço abriga um museu interativo que promove uma imersão do visitante no amplo leque musical da Bahia, em seus diferentes tempos. Em conversa com o prefeito da cidade, Bruno Reis, foram já discutidos aspectos principais da segunda fase da implantação da Cidade da Música, com a recuperação de uma nova parte do Palácio, onde serão instalados um espaço para apresentações musicais, dentre outros ambientes que proporcionem aos bahianos e turistas uma vivência musical impactante.

As ações financiadas pelo CAF em Salvador, englobadas no Programa de Requalificação Urbanística de Salvador (Proquali), se constituem como um exemplo de intervenção integrada de obras e planejamentos que, de uma forma abrangente, impactam positivamente a qualidade de vida nas cidades.

Díaz-Granados também se aproximou de pólos-chave da inovação brasileira, como o SENAI/CIMATEC, em Salvador, e a Embraer, em São José dos Campos. “Conhecer de perto esses ambientes nos deixa mais instigados a buscar formas de ampliar a inovação e a tecnologia na nossa região, pois temos capacidades incríveis e que precisam ser ainda mais fomentadas”, comentou. O CAF e o CIMATEC já possuem uma parceria em andamento na cidade de Medellín, na Colômbia,  que tem como um de seus principais papeis a exploração de colaboração e cooperação com outras instituições e empresas privadas da região. 

“A visita a diferentes duas regiões do Brasil tão distintas e em plena recuperação pós-pandemia nos possibilitou conhecer, em Salvador, projetos inovadores de desenvolvimento urbano, bem como propor no encontro de prefeitos pela iniciativa BiodiverCidades, em Niterói, que a agenda futura da gestão urbana leve em consideração a biodiversidade nas fases de planejamento e execução de programas e projetos”, resumiu Días-Granados. Também são sempre muito amplas e promissoras as sinergias que podemos criar no campo da inovação brasileira, representadas pela Embraer e pela Siemens nesta visita”, completou.