América Latina e Caribe trabalhando na agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável

19 y 20 / SEP / 2022. Nueva York

CAF levou a voz da América Latina para a Assembleia Geral das Nações Unidas

21 de setembro de 2022

O CAF -banco de desenvolvimento da América Latina- promoveu o evento “Muitas vozes, uma região: América Latina e Caribe trabalhando juntos na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”, na cidade de Nova York, no qual mais de 50 personalidades e representantes do alto escalão de governos discutiram sobre os avanços e desafios da região para a implementação da Agenda 2030. A entidade completou 10 anos como observadora permanente da ONU.

No marco da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o CAF -banco de desenvolvimento da América Latina- comemorou seu décimo aniversário como Observador Permanente da organização com o eventoMuitas vozes, uma região: América Latina e Caribe trabalhando juntos na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável", que aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro, em Nova York. Na ocasião, líderes e presidentes expuserem as perspectivas da América Latina e do Caribe e refletiram sobre temas essenciais, como mudança climática, desigualdade, pobreza, paz e crescimento econômico, entre outros.

Em diversos painéis que aconteceram ao longo dos dois dias, os ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, Rigoberta Menchú Tum, Adolfo Pérez Esquivel e Juan Manuel Santos; chefes de Estado da Argentina e Guiana; personalidades, como Sergio Díaz-Granados, Christian Asinelli, Jeffrey Sachs, José María Aznar, Martín Torrijos, Epsy Campbell, David Beasley, Marisol Argueta de Barillas, Luis Felipe López-Calva, Manuel Otero; e ministros da Argentina, Colômbia, Equador, Panamá, Trinidad e Tobago, entre outros, abordaram os avanços e desafios na região para promover a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

Com o evento, o CAF comemorou dez anos de sua entrada nas Nações Unidas como Membro Observador Permanente. Nesse período, o banco assinou pelo menos 40 instrumentos (acordos, convênios e cartas de cooperação) com mais de 20 entidades do Sistema ONU, orientadas a enfrentar conjunta e articuladamente os grandes desafios da região em questões setoriais, como agricultura, finanças, educação, emprego, saúde, gênero, governança, meio ambiente, entre outras. No encerramento do evento, o presidente-executivo do CAF, Sergio Díaz Granados, e o diretor regional para a América Latina e Caribe do PNUD, Luis Felipe López Calva, subscreveram um Memorando de Entendimentoo entre ambas as instituições para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na América Latina.

"A essência do CAF é o multilateralismo. A entidade nasceu como resultado de uma visão regional compartilhada e continua se fortalecendo graças ao espírito corajoso e inovador que nos caracteriza como latino-americanos e caribenhos. Hoje, depois de 10 anos como observadores permanentes na ONU, renovamos nosso compromisso institucional de apoiar ações voltadas à proteção do meio ambiente, geração de empregos, empoderamento da mulher e atendimento aos mais vulneráveis, ​de mãos dadas com o PNUD e o Sistema ONU

em>”, enfatizou Sergio Díaz Granados.

Durante o primeiro dia, foram realizados diversos painéis com a participação do presidente argentino, Alberto Fernández; vice-presidente corporativo de programação estratégica do CAF, Christian Asinelli; os três ganhadores do Prêmio Nobel da América Latina, Adolfo Pérez Esquivel, Rigoberta Menchú Tum e Juan Manuel Santos; o chanceler argentino, Santiago Cafiero; o ex-presidente espanhol e membro do Clube de Madrid, José María Aznar; o ex-presidente do Panamá Martín Torrijos; o diretor do Instituto das Américas da Universidade de Georgetown, Alejandro Werner; o vice-presidente sênior de relações governamentais da Mastercard para a América Latina e o Caribe, Darren Ware; o ex-assessor sênior do presidente Barack Obama para questões relacionadas à América Latina, Dan Restrepo; e as autoras Paula Caballero e Patti Londoño, entre outras figuras. Juntos, apresentaram uma visão abrangente da América Latina e do Caribe aos olhos do mundo.

Também estiveram presentes no segundo dia de evento o professor da Universidade de Columbia, Jeffrey Sachs; a embaixadora colombiana na ONU, Leonor Zalabata; os ministros da educação da Argentina, Jaime Perczyk; da Colômbia, Alejandro Gaviria; do Equador, Maria Brown; o secretário-geral da OEI, Mariano Jabonero; e o diretor executivo do Programa Mundial de Alimentos, David Beasley; entre outros. Os líderes refletiram sobre diversos temas, como a inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte, sustentabilidade, produtividade e competitividade do setor agrícola, segurança alimentar no continente e implementação da agenda digital.

Por fim, paralelamente às sessões do evento, o CAF também firmou alianças estratégicas com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa Profissional (UNITAR) para promover a educação, a transição energética e a inclusão social; com a Mastercard, com o objetivo de atrair mais pessoas da região para a economia digital; e, finalmente, com a Universidade de Georgetown para fomentar a pesquisa e a cooperação acadêmica.